Equipamentos

Eletroterapia

A Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica. Os aparelhos de eletroterapia utilizam uma intensidade de corrente muito baixa, são miliamperes e microamperes.Os eletrodos são aplicados diretamente sobre a pele e o organismo será o condutor.
Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contraindicações. Mas todas elas tem um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.

Os principais equipamentos eletroterapêuticos utilizados pela Fisioterapia são:

1- Ultra-som
2- Tens
3- Ondas Curtas – Ondas elétricas de alta frequencia que geram calor (diatermia)
4- Laser – Classificado como Fototerapia

TERMOTERAPIA

Aplicação de calor terapêutico ao corpo. Os recursos da termoterapia são classificados em superficiais e profundos. Dentre os recursos classificados como calor superficial, podemos citar as lâmpadas infravermelhas, compressas e bolsas quentes, banhos de parafina, turbilhões ou imersão aquecidas. Nesse caso, é muito utilizado para diminuir a dor e provocar efeitos analgésicos nas condições subagudas. Nos recursos para aplicação de calor profundo, podemos citar a diatermia de micro-ondas, diatermia de ondas curtas e o ultra-som. Nesse caso, é muito utilizado para a cicatrização tecidual e maior relaxamento estrutural.

CRIOTERAPIA

A crioterapia utiliza o frio para promover a cura. Para isso, a parte do corpo que necessita do tratamento é exposta à baixas temperaturas por meio de bolsas de gelo, água fria e nitrogênio líquido. Em casos de menor gravidade, a crioterapia é feita com sprays, cremes ou géis que contêm mentol ou cânfora, para que a temperatura se mantenha acima dos 0°C. Muitos tipos de lesões podem ser tratadas com a crioterapia, entre elas, as lesões nos músculos, lesões ortopédicas, inflamação nas articulações, queimaduras, dores, entre outros.

 

 

Atendimentos Home Care com hora marcada.